quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cultura Organizacional x Mudança

           A grande maioria das organizações de porte pequeno ou familiares possui bastante resistencia a modificações em sua cultura organizacional, dificilmente existirá a possibilidade de ocorrerem mudanças nos processos existentes, sendo caracteristico NÃO modificar nada que esta funcionando, esse tipo de empresa cree que se até o momento esta tudo funcionando perfeitamente não há motivos para se modificar.
         Diversos colaboradores que estão inseridos nesse tipo de cultura, acabam absorvendo essa tendencia de falta de flexibilidade, não aceitando nenhuma tipo de mudança na estrutura já existente, além de ser uma adaptação ao modelo da empresa é também uma garantia de estabilidade funcional.
      No video Cultura Organizacional (http://www.youtube.com/watch?v=OPkmJw3FS8c&feature=related) podemos perceber de uma maneira bem clara como isso ocorre em diversos locais.
          Entretanto com a evolução de algumas caracteristicas do mercado de trabalho a empresa que não se atentar logo as evoluções que ocorrem terá grandes problemas de adequação, portanto, é muito importante estar aberta a mudanças começando a ser organizações abertas, ou seja, em constante interação com o ambiente externo, se adaptando rapidamente as mudanças sob pena de perder sua viabilidade se isso não ocorrer.
           As mudanças fazem parte do mundo das organizações e das pessoas. As pessoas que atuam nas organizações são agentes que contribuem para esse intercambio constante. Os valores das pessoas por sua vez conduzem à formação da cultura da organização.
          Os comportamentos da sociedade, assim como das organizações são enraizados de valores e crenças, portanto mesmo que exista a necessidade de adequação, não significa aceitação imediata de novos procedimentos, métodos e modelos. Frequentemente a idéia de mudança aparece quando a empresa tem uma crise. Falar em mudança é falar de um processo árduo, diante do inevitável medo que o ser humano possui do desconhecido e, por isso, quando uma estratégia de mudança começa a ser idealizada, a cultura organizacional deve ser levada em consideração. Cada individuo reage de uma forma diferente as mudanças e agem de formas diversas, para isso faz-se necessário moldar o funcionário gradativamente adotando novos conceitos, novos comportamentos, convicções e valores.

2 comentários:

  1. Infelizmente estabelecer mudanças em empresas familiares ou de pequeno e médio porte é muito difícil, pois sabemos, que as mudanças sempre geram conflitos nesses ambientes. Realmente sair das famosas zonas de conforto é muito dificil para as organizações que não estabelecem politicas e normas claras. Essas empresas geralmente levam muito tempo para terem destaque no mundo dos negócios, devido a falta de preparo frente um mercado em contante evolução, onde o dinamismo e a flexibilidade se tornam ferramnetas mais que necessária para o sucesso da organização. As empresas, mesmo que pequenas, precisam ter a mente aberta para a simples idéia de que mudanças nos dias de hoje são inevitáveis.

    ResponderExcluir