quinta-feira, 15 de abril de 2010

Impactos da cultura - Análise de Localização e/ou Publico Alvo

         Toda e qualquer organização tem como aspecto primordial a execução de analise de mercado; efetuando essa analise poderá ser diagnosticado de uma maneira correta qual o publico alvo, que tipo de produto a região consome, qual o melhor ponto estratégico para a empresa exercer suas atividades.
         É fundamental a utilização desse recurso para que a empresa tenha sucesso em seus negócios, pois cada região tem um aspecto, costumes, hábitos e tradições que precisam ser atentadas pelos empresários, a fim de obter um melhor aproveitamento da região e não causar impactos inesperados, portanto a estratégia deve estar completamente relacionada com a cultura da região onde a empresa esta inserida.
        Um grande exemplo de insucesso é a instalação das Casas Bahia no RS, os mesmos não se adequaram à cultura dos gaúchos. Um exemplo bem claro para todos é o mascote da empresa que continuou a ser um nordestino m pleno solo gaúcho e também os longos prazos de pagamentos; a empresa não teve uma boa aceitação no nosso mercado e acabou fechando suas portas.
        Um grande exemplo de sucesso é o jornal diário gaúcho lançado pelo grupo RBS. O jornal foi criado para uma fatia de mercado que não era atingida, sendo diagnosticada a necessidade de suprir essa carência de comunicação a empresa teve uma grande "sacada" fazendo um jornal com as caracteristicas dos seus leitores, preço acessível e entrega de brindes,  até hoje esse jornal é um sucesso.
        Concluísse que são fundamentais as organizações analisarem a cultura do local em que irão se instalar ou lançar um determinado produto para NUNCA correrem o risco de sofrer choques culturais e falta de lucratividade.

Um comentário:

  1. Podemos verificar, até mesmo pelos exemplos citados acima que um dos aspectos fundamentais a serem feitos pelas organizações antes da escolha, tanto de local para sua instalação como como das normas a ser implementada em determinida região, é o estudo detalhado de mercado, bem como o público a ser atingido pelas "idéias" da organização, pois sem estes estudos, verificamos dia apos dia empresas fadadas ao fracasso por esses pequenos erros cometidos.Hoje podemos notar que as grandes empresas já estão criando departamentos voltados aos estudos desses nichos de mercado, afim, de garantir o sucesso de suas idéias nos locais escolhidos.Os grandes gestores não podem descuidar desses pequenos detalhes que podem levar grandes organizações a fracasso total.

    ResponderExcluir