quinta-feira, 15 de abril de 2010

Surgimento da Cultura

        As organizações surgem da ambição de realização e lucro de seus idealizadores e como não poderia deixar de ser, a cultura organizacional é concebida após a formação de um grupo. Os grupos nascem do processo de interação de homens centrados num mesmo propósito, dando início assim a uma relação de convívio que dará vida às crenças, valores, ritos e atribuições de poder dos mesmos. Os grupos também podem ser concebidos pela busca das necessidades sociais e humanas que são basicamente três:
        * A necessidade de inclusão ao grupo;
        * A necessidade de estabilização de controle no grupo;
        * A necessidade de afeto dos que fazem parte do grupo.
       Tais necessidades são consideradas primordiais para a formação de um grupo. Sem elas não há sinergia para a execução de suas funções. Essas necessidades repetem-se a cada nova anomalia que o grupo possa deparar-se, tornando-se assim, um processo contínuo que todo novo integrante passará ao ingressar no grupo.
      Outro modo de surgimento de um grupo é através da influência do seu fundador. O fundador possui grande prestígio com o grupo porque é o idealizador da organização, geralmente detém o capital da empresa e é o tomador das decisões, servindo ainda como parâmetro referencial de comportamento da mesma. Por isso é considerado o líder da organização e, como líder, possui um imensurável poder de persuasão sobre o restante dos membros da firma.

3 comentários:

  1. Oi Andrea, outra questãoé que para ter poder de persuasão do grupo precisa conhecer bem a organização em que está inserido.
    Muito bom este assunto. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. É essencial conhecer a cultura da empresa que está inserido, pois auxilia não só no seu desenvolvimento mas também do grupo. Achei bem interessante esse assunto abordado.

    ResponderExcluir
  3. Hoje as organizações precisam estar conscientes que a cultura organizacional compreende diversas forças que se tornaram importantes e que influenciam o comportamento organizacional. Além das normas formais, também se criou dentro das organizações as normas não escritas, que são aquelas crenças e expectativas compartilhadas pelos colaboradores que “criam” normas inconscientes. Essas normas criadas por eles, são tão fortes entre eles que podem moldar poderosamente o comportamento das pessoas e dos grupos dentro das organizações.

    ResponderExcluir