segunda-feira, 12 de abril de 2010

Definições de Cultura Organizacional

          A cultura das organizações tem um conceito antropológico e sociológico que compreende muitas definições, porém só foi incorporada na literatura organizacional na década de setenta. Alguns autores caracterizam a cultura como sendo um conjunto de valores, crenças, conhecimento e modo de pensar presente nas organizações. Ela representa a parte não escrita, o sentimento da empresa.
         A cultura organizacional é como uma espécie de cheiro. Cada organização tem seu “cheiro” característico, que impregna.
         Embora investigada em vários países desde os anos 50, a cultura organizacional começou a ter ênfase no Brasil somente em meados da década de 80, tornando-se assim, um dos temas mais enfocados na Psicologia do Trabalho, seja nos bancos acadêmicos, ou no segmento imprensa. A partir do contato com grandes empresas japonesas, tais como a Sony e a Toyota entre outras, palavras como Kamban, 5 S e estilo de gerenciar, ocasionaram grandes discussões. Questões como a ligação entre a cultura nacional e a cultura empresarial, sobre se a cultura tem ou não impacto sobre a performance da empresa, quais os papéis dos fundadores, como o desempenho é afetado pela cultura e inclusive, sobre o que é cultura, estiveram na mira de muitos pesquisadores.
        O fato de compreender a cultura de uma organização pode proporcionar-nos um melhor entendimento sobre a mesma e, a partir daí, tornar mais simples as tarefas de, por exemplo, explicar e prever, tanto o comportamento, quanto o desempenho humano no trabalho.

Um comentário:

  1. Acredito que a cultura de uma organição, seja a essência da mesma. Pois, é nela que podemos notar duas idéias, seus ideais, o seu rumo a seguir. Colaboradores, gestores e até mesmo sócios e proprietários precisam estar envolvidos por essa cultura, pois assim desempenharão seus papeis, seguiram suas políticas e suas normas, o que trará sucesso no desempenho da organização frente o mercado atual.

    ResponderExcluir